terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Os índios em Sergipe antes da chegada do colonizador


Imagem ilustrativa de uma aldeia indígena (fonte:google imagens)
  Os índios viviam em tribos e entrelaçados fortemente em um sentimento de coletividade, não havia divisão de terras ou de bens entre os da mesma tribo, tudo era feito com o objetivo de fazer a aldeia funcionar em harmonia.

Funções e divisão do trabalho entre os índios:

- Homem adulto: eram responsáveis pela caça de animais selvagens. Deveriam garantir a proteção da aldeia e, se necessário, atuarem nas guerras. eram os homens que também deveriam fabricar as ferramentas, instrumentos de caça e pesca e a casa (oca).

- Mulheres adultas: cabia às mulheres cuidarem dos filhos, fornecendo-lhes alimentação e os cuidados necessários. As mulheres também atuavam na agricultura da aldeia, plantando e colhendo.
-As crianças eram educadas no serviço da aldeia, as meninas aprendiam o plantio com as mulheres e os meninos os afazeres masculinos.
-Duas figuras importantes na organização das tribos eram o pajé e o cacique. O pajé era o sacerdote da tribo, pois conhece todos os rituais e recebe as mensagens dos deuses. Ele também é o curandeiro, pois conhece todos os chás e ervas para curar doenças. Ele que faz o ritual da pajelança, onde evoca os deuses da floresta e dos ancestrais para ajudar na cura. O cacique, também importante na vida tribal, faz o papel de chefe, pois organiza e orienta os índios.
Imagem ilustrativa do momeno em que o inimigo era  morto para então ser comido (fonte:google imagens)     
Tupinambás praticando um ritual de canibalismo

Algumas tribos eram canibais como, por exemplo, os tupinambás. A antropofagia era praticada, pois acreditavam que ao comerem carne humana do inimigo estariam incorporando a sabedoria, valentia e conhecimentos. Desta forma, não se alimentavam da carne de pessoas fracas ou covardes.
  
Com a chegada do colonizador essa forma de viver indígena foi desaparecendo aos poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário